quinta-feira, 2 de julho de 2009

"Marília de Dirceu"


Pintam, Marília, os poetas

a um menino vendado,

com uma aljava de setas,

arco empunhado na mão;

ligeiras asas nos ombros,

o tenro corpo despido,

e de Amor ou de Cupido

são os nomes que lhe dão.



Porém eu, Marília, nego,

que assim seja Amor, pois ele

nem é moço nem é cego,

nem setas nem asas tem.

Ora pois eu vou formar-lhe

um retrato mais' perfeito,

que ele já feriu meu peito:

por isso o conheço bem.



Os seus compridos cabelos,

que sobre as costas ondeiam,

são que os de Apolo mais belos,

mas de loura cor não são.

Têm a cor da negra noite;

e com o branco do rosto

fazem, Marília, um composto

da mais formosa união.



Tem redonda e lisa testa,

arqueadas sobrancelhas,

a voz meiga, a vista honesta,

e seus olhos são uns sóis.

Aqui vence Amor ao Céu:

que no dia luminoso

o Céu tem um sol formoso,

e o travesso Amor tem dois.



Na sua face mimosa,

Marília, estão misturadas

purpúreas folhas de rosa,

brancas folhas de jasmim.

Dos rubins mais preciosos

os seus beiços são formados;

os seus dentes delicados

são pedaços de marfim.



Mal vi seu rosto perfeito,

dei logo um suspiro, e ele

conheceu haver-me feito

estrago no coração.

Punha em mim os olhos, quando

entendia eu não olhava;

vendo que o via, baixava

a modesta vista ao chão.



Chamei-lhe um dia formoso;

ele, ouvindo os seus louvores,

com um modo desdenhoso

se sorriu e não falou.

Pintei-lhe outra vez o estado,

em que estava esta alma posta;

não me deu também resposta,

constrangeu-se e suspirou.



Conheço os sinais; e logo,

animado da esperança,

busco dar um desafogo

ao cansado coração.

Pego em seus dedos nevados,

e querendo dar-lhe um beijo,

cobriu-se todo de pejo

e fugiu-me com a mão.



Tu, Marília, agora vendo

de Amor o lindo retrato,

contigo estarás dizendo

que é este o retrato teu.

Sim, Marília, a copia é tua,

que Cupido é deus suposto:

se há Cupido, é só teu rosto,

que ele foi quem me venceu.

Tomás Gonzaga

(Dedicado aquela menina de pele clara e cabelos escuros)

2 comentários:

Anônimo disse...

Saiba que vc e muito especial para mim!

Mesmo que tivesse em minhas mãos todo o perfume das rosas, toda a beleza do céu, toda a pureza dos anjos, toda a inocência das crianças, toda a grandeza do mar, toda a força das ondas, mesmo que eu tivesse todas as coisas belas da vida e todos os belos lugares do mundo nada teria sentido se eu não tivesse o presente mais valioso, mais nobre e mais sagrado que Deus pode me dar... Sua amizade!!! Eu só tenho a agradecer por você existir em minha vida

Bjssssss

Elaine disse...

Obrigada!