terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Pessoas


Há algum tempo, por que já faz algum tempo que não vejo minha amiga J, eu conversava com ela sobre pessoas. Seus problemas, qualidades e defeitos.
Falamos de algumas pessoas que amamos e que passam por determinados problemas que nos deixam atados, incapazes e tristes por não poder fazer quase nada para ajudar.
Me perguntei por que nos afligimos tanto em relação à algumas pessoas, ao que minha amiga respondeu citando um trecho do pequeno príncipe; "tu te tornas responsável por aquilo que cativas" e completou dizendo que tem fugido de gente, de conhecer gente, pois quanto mais gente conhece por mais pessoas se torna "responsável". Eu entendi o ponto de vista dela, mas não o tomei para mim.

Passados alguns dias, estava no MSN e uma amiga puxou assunto comigo, segue o papo:

M: ei
(18:01) ser insano: ei gata, como vc está??
(18:02) M: Tudo indo
(18:02) M: e com vc?
(18:03) ser insano: tudo bem
saudades de ti gata
(18:08) M: é menina
(18:09) ser insano: bora marcar um rock, te apresentar pra umas figuras legais
como vai o namoro??
(18:09) M: ah não.
quero conhecer ngm não
(18:10) ser insano: nossa, pq ?
(18:10) M: sinceramente
to cansada de pessoas
(18:11) M: de gente
(18:11) ser insano: humm
ok
(18:11) M: de pessoas falsas
sem palavras
então para não me aborrecer
(18:12) M: prefiro ficar na minha
e ser antipática
(18:13) ser insano: como queira
(18:13) ser insano: apesar de que nem todos se enquadram nesse perfil aí
(18:13) ser insano: porém se deseja um tempo, é uma escolha sua
(18:17) M: vc não se enquadra
nesse perfil
perdoe-me.
mas to arrasada.
(18:18) ser insano: sem problemas moça
só queria trazer um pouco de alegria pra vc
(18:18) ser insano: sair, bater papo
(18:18) M: tá
vc sempre faz churrasco e nunca me chama

(18:19) M: acho que esse é um mot da minha depressão
rs
(18:19) ser insano: rs
humm, chantagista
(18:19) ser insano: vc que não gosta de vir em "SANTANA"
burguesinha
(18:19) M: rs

***********************************************************************

Bom, depois desses dois papo e alguns acontecimentos eu me coloquei a pensar nesse lance de conhecer pessoas, sempre pensei que quanto mais amigos, melhor. Agora pensando no que J e M disse e analisando alguns fatos, cheguei a conclusão de que não quero um grande grupo de amigos, não dou conta, tanto dos problemas, quanto do caráter das pessoas. Não gosto de joguinhos e tenho horror a falsidade, mas se for falsa comigo também serei contigo e depois me torturo por ter agido assim.
Já tenho um pequeno grupo de amigos, tenho 3 sobrinhos-irmãos que são os melhores amigos que uma pessoa poderia ter. Posso conhecer pessoas, ter colegas, mas amigos são poucos.
Sei o que me cabe, sei do que dou conta e do que não dou, pessoas são diferentes umas me cabem, outras não. Eu não vou tentar me ajustar à pessoas, ou ajustar pessoas à mim.

Elaine.
*************************************************************************************


O PIOR INIMIGO É O FALSO AMIGO
(texto de Danusa Leão)

Já que é inevitável ter inimigos, a coisa melhor do mundo é ter um de verdade: que te odeie com lealdade e sinceridade -sem nenhum fingimento.
Ele é capaz de falar mal de você em público sem ter, em momento algum, medo de que repitam o que ele disse. E também pode te dar um tiro ou uma facada, mas sem nunca te enganar -sempre numa boa.

Não é, positivamente, do tipo que diz "vou te contar uma coisa, mas não repita, fica só entre nós". Dele você pode esperar sempre o pior: que impeça que aquele negócio que estava planejando havia anos se realize, que diga àquela gata que está povoando seus sonhos que você é um cafajeste, que o dinheiro que você esbanja vem do tráfico de drogas -ou coisas ainda piores. Sabendo do que ele é capaz, você pode sempre se defender -o que é mais fácil do que lidar com a hipocrisia.

Como guerra é guerra, nada que ele faça de ruim poderá surpreender -essa é a vantagem de ter um inimigo leal. Quando se encontram num restaurante, você já sabe que deve ficar alerta e se sentar de costas para a parede, como fazem os malandros.

Ele é capaz de seduzir sua filha menor, de contratar alguém para roubar seus documentos e de jurar sobre a Bíblia sagrada que viu você subornando um político. Tudo faz parte, e quanto mais coisas ele fizer contra você, mais você aprende a se defender; como se aprende com um inimigo assim -ah, como se aprende.

Perigosos mesmo são os pseudo-amigos, aqueles que te tratam bem e que volta e meia fazem um comentário sobre você -maldoso e irônico, mas não tão maldoso a ponto de chocar-, afinal, é apenas uma brincadeira, será que você perdeu o humor? E aquele que passou anos construindo a imagem do bom carácter de carteirinha pode fazer você levar a vida inteira na dúvida, sem ter coragem de encarar a verdade: que se trata apenas de um crápula.

A tal da imagem ilude muita gente, que durante anos pensa que o personagem é defensor das boas causas, dos fracos e oprimidos, e sempre politicamente correto -faz parte do modelo, claro. Incapaz de encarar uma briga de frente, ele não consegue nem ter inimigos, pois, como ser humano, não passa de uma fraude -e de um covarde.

Está sempre atrás de alguma vantagem -alguma pequena vantagem- e frequentemente comete traições -pequenas traições que dificilmente poderão ser comprovadas. E se alguém ousar acusá-lo de alguma coisa, sempre haverá alguém para defendê-lo -afinal, de uma pessoa com um passado tão correto, só um louco ousaria dizer alguma coisa.

Suas maldades e falhas de caráter nunca são grandiosas, porque nada nele é grandioso. Suas maldades são pequenas, porque tudo o que ele faz é pequeno; pequeno como sua pessoa, como sua alma. Mas, às vezes, se tem que conviver com gente assim -como fazer?
Se for seu caso, não faça nenhum tipo de concessão. Cometa um assassinato, internamente, e esqueça de que ele existe -mas esqueça mesmo. Mas atenção: é importante que ele saiba que você sabe perfeitamente quem ele é.

Fique cego quando passar por ele, e se alguém mencionar seu nome, não ouça; esqueça das mesquinharias de que é capaz um pobre ser humano.

E valorize seus inimigos, os bons. Eles estão sempre dispostos a liquidar com você, mas sempre com a maior lealdade.

4 comentários:

Anderkelly disse...

Nega
Colega é aquele que vc encontra quase sempre...ou no trabalho...ou na facul...até na rua...e sempre tem aquela conversa rápida: Oi tudo bem? Até...

Amigo é aquele que vc confia, que independente da quantidade que vcs se vem, sempre tem o que se conversar, aquele que sempre tem um ombro amigo pra conversar, que te ouvi...que te apoia e te dá bronca tb...pois ele gosta de vc do jeito que vc é...e quer ver vc feliz.

como diz a musica de Milton Nascimento "amigo eh coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito", colega todos temos bastante, mas amigos sao pouquissimos.

bjs

Elaine disse...

Verdade AMIGA!
Bjs

Josandra Rupf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josandra Rupf disse...

MOÇA...............

ESSE SEU JEITO DE VER AS COISAS AS VEZES ME ASSUSTA.

PRESTA ATENÇÃO! NÃO TEMOS RESPONSABILIDADES PELOS AMIGOS QUE CONQUISTAMOS NO MEIO DE NOSSA TRAJETORIA.
TEMOS SIM UM COMPROMISSO DE ESCUTA-LOS.
A CADA UM DEUS DEU O LIVRE ARBITRIO, NÃO SOMOS NÓS QUE VAMOS MUDA-LOS OU MOLDA-LOS AO NOSSO JEITO.

SABER CONVIVER COM AS DIFERENÇAS É A MAIOR QUALIDADE DE UMA PESSOA.

AS DIFERENÇAS PONDEM SOAR COMO FALSIDADE,SIM,(POIS CADA UM VER A VIDA DE UM JEITO, COM VALORES E VICIOS, QUE NÃO ENCAIXAM COM OS NOSSOS) MAS TEMOS O DEVER DE SABER DIFERENCIAR, POIS UM ERRO DESSE NIVEL PODE NOS TORNAR PESSOAS AMARGAS, SOZINHAS E INSUPORTAVEIS, E AFASTAR AQUELES QUE VERDADEIRAMENTE NOS AMAM.

SÃO AS DIFERENÇAS QUE NOS FAZEM RIR, DEIXAM A VIDA MELHOR.

JA IMAGINOU QUE CHATO UM MUNDO CHEIO DE JOSANDRINHAS.... EU NÃO DARIA CONTA.

SORRIA SEMPRE, DEIXE A VIDA TE LEVAR ... SAIBA QUE O TEMPO QUE TEMOS PARA ESTARMOS JUNTO DAS PESSOAS É MUITO PEQUENO...

NÃO QUEBRE A CABEÇA TENTANDO ENTENDE-LAS, SIMPLESMENTE AS ESCUTE E PERCEBA, NÃO TEM COISA PIOR DO QUE NÃO SER NOTADO.

NÃO DEIXE QUE OS PROBLEMAS DOS OUTROS INFLUENCIE O SEU MODO DE AGUIR, PENSE QUE CADA UM TEM UMA MISSÃO E DEUS NÃO DA UMA CRUZ QUE NÃO PODEMOS CARREGAR.

SIMPLESMENTE VIVA... DO SEU JEITO ... DO SEU MODO ... COM QUEM QUISER... E SEJA FELIZ

BJS.