quarta-feira, 2 de junho de 2010

Eu pensando comigo mesma


Hoje estava ouvindo um programa de rádio em que havia um debate sobre bisexualidade.
Havia, além dos funcionários dessa rádio, um psicólogo e um rapaz assumidamente bisexual. Os ouvintes podiam participar por telefone, e a pergunta de um desses ouvintes, direcionada ao rapaz, foi se ele achava correto dois rapazes se beijarem em público. A resposta foi vaga, ele disse apenas que ele não gostava de platéia, por isso não o fazia.

Fiquei pensando na pergunta, fiquei me fazendo essa mesma pergunta.
Tenho que confessar que, mesmo gostando de meninas e desejando igualdade para todos, ver duas pessoas do mesmo sexo se beijando, em público, ainda me é chocante. Fiquei buscando explicação para essa minha reação e me lembrei de uma reportagem que assisti há algum tempo. Já não me lembro nem do que se tratava a tal reportagem, mas me lembro que era em algum país mulçumano e que a repórter Sônia Brid, o tempo todo, usou um véu tapando os cabelos, pois de acordo com a cultura deles uma mulher não pode mostrar os cabelos.

Cheguei a conclusão de que tudo é uma questão de cultura, não se trata somente de discriminação, não se pode acusar de preconceituoso uma pessoa, que tem como orientação, crença e cultura a heterosexualidade, se chocar com um beijo homosexual.

Fiquei pensando que assim como a Sônia Brid não achou necessário impor a nossa cultura, exibindo suas belas madeixas, também não é necessário impor ou expor nossa homosexualidade e isso não é ser hipócrita, isso não é se omiti ao movimento GLS, é uma questão de bom senso, todo espaço requer tempo para ser conquistado, vamos com calma.
É isso!

Elaine

Nenhum comentário: