quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sempre


NAMORAR é preciso -com todo mundo, o tempo todo. Esse namoro de que estou falando não tem nenhuma conotação sexual -não necessariamente; é uma coisa leve, de um charme suave, que deveria existir entre todas as pessoas, em todos os momentos do dia, o que faria da vida algo de bem interessante. Namorai-vos uns aos outros deveria ser um lema: o amai-vos a gente deixa para depois, até porque é mais complicado.

Quando sentar num café e pedir uma caipirinha, no lugar de pedir com a cara amarrada, por que não começa já com um sorriso perguntando "será que vocês têm aqueles cajus maravilhosos para eu tomar a melhor caipirinha da cidade?" Se fizer isso, não tenha dúvidas de que vai receber uma resposta à altura -e também um sorriso- e a caipirinha vai ficar melhor ainda.

Uma amiga me contou que um dia, no aeroporto de Roma, pediu uma água mineral e quando perguntou quanto era, o garçom respondeu, olhando para ela bem dentro dos olhos: "Para você, 400 liras". Tudo bem, ela tinha marido, filhos, estava embarcando de volta para casa e não tinha a mais leve intenção de jogar tudo para o alto e viver um romance de amor, mas que gostou, ah, isso gostou.

A feira é um lugar onde esse charme existe o tempo todo. "Freguesinha bonita, prove um pedacinho do abacaxi, doce como mel, não existe nenhum igual ao meu." Não dá para resistir e você, que mora sozinha, compra logo seis, sem nem saber por quê.

Esse namoro, ou charme, ou flerte, não tem nada a ver com beleza, idade, posição social. É só pelo prazer, e pobres dos que são imunes a isso, não sabem o que perdem. Namora-se crianças de berço, gatos, cachorros, o macaco do jardim zoológico, e quando se começa, sempre há um retorno: faça a experiência e depois me diga.

Namorar não só ajuda a conseguir a informação de que se precisa com mais facilidade como a conversa vira um grande prazer. Reservar passagem na véspera de um feriado prolongado é praticamente impossível, mas quando você recebe um não daqueles definitivos, pergunte ao funcionário como ele se chama e diga "Paulo, meu namorado está me esperando e você, que deve ter uma namorada, sabe que avião lotado não foi feito para gente apaixonada.

Pelo menos me ponha em lista de espera e jure que vai fazer o impossível para me colocar no voo". Dizendo isso com todo o charme do mundo, já conta com uma boa probabilidade de embarcar. Na pior das hipóteses, passou uns minutos bem agradáveis e ficou cheia de esperança -e isso não é bom?

Então, vamos começar, e já. Hoje é o primeiro dia de namorar todo mundo, começando pelo porteiro e chegando até ao flanelinha -é, até ao flanelinha. Se na hora de pegar o carro, cheia de sacolas, você, desesperada, nem cogita em tirar a bolsa e procurar aquele troco que, no fundo, não tem nenhuma obrigação de dar, abra um sorriso e diga "companheiro, estou sem trocado; não fique zangado, mas vai ficar para a próxima -desculpe, sim?" Garanto que ele vai dizer um "tudo bem, madame", bem legal, e até sorrir para você. E não é melhor a vida assim?

É uma maneira de viver que deve ser exercitada e que pode trazer resultados inesperados. Como as pessoas vão gostar mais de você, de repente dá até para reformular o que foi dito lá em cima, com ar de grande verdade: "Namorar, sempre, e sem nenhuma conotação sexual". Porque com essa conotação fica melhor ainda.
Isso se chama alegria de viver.

Danusa Leão
************************************************************************************

Eu estou nessa fase de namoro total, vamos namorar galera!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: