quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Nietzsche está morto. ass: Deus




É no mínimo engraçado ver essa frase escrita num muro da cidade, mas me trouxe uma reflexão mais longa sobre a tão famosa frase de Nietzsche; "Deus está morto." De Nietzsche??


Não seria do personagem de um do seus livros?

...E então até onde a voz do personagem é a voz do autor? e o mesmo pode-se questionar sobre suas ações...

Fato é que comumente ignora-se o real sentindo dessa frase, a usam num contexto totalmente fora daquele usado por Nietzsche e assim a tornam uma heresia, o tornam um herege.

Eu cá com minha ignorância a respeito de Nietzsche e sua filosofia penso que ele através de seu personagem em "Assim Falou Zaratustra" (livro que não li) expressou a real situação do cristianismo onde a essência de Deus é apresentada em forma do amor, mas se o amor cristão é cheio de restrições, preconceitos e exclusões quem matou Deus?

2 comentários:

Unknown disse...

Também li essa frase num muro. Sou de vitória. Vc lembra onde vc leu?

Elaine disse...

Perdoe -me a demora em responder, demoro a passar por aqui.
Agradeço sua visita e comentário.
Vi isso em algum lugar(muro) próximo ao porto.
Mas não me lembro o lugar exato.